top of page

BORORÉ AO MUNDO

É um projeto produzido em conjunto pelo Grupo de Estudos Mapografias Urbanas (GeMAP) da FAUUSP, a E.E. Adrião Bernardes e a Casa Ecoativa e realizado pelos estudantes do Adrião em conjunto com a comunidade do Bororé.

SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS SÃO:
 

1. Promover a
cidadania


 

2. Formação para a pesquisa de estudantes do Ensino Médio

 

3. Incentivar expressões culturais e práticas de sustentabilidade econômica e ambiental

O projeto se constitui de instrumentos para acionar estas três frentes capacitando o jovem estudante para o trabalho de coleta de dados sobre a história da Ilha e seus habitantes, bem como sua organização, catalogação e difusão. Tudo realizado pelos alunos e ex-alunos do Adrião Bernardes, única escola pública de ensino fundamental e médio na Ilha, com supervisão dos professores da escola em cooperação com os pesquisadores do GeMAP - FAUUSP.

O bairro às margens da represa Billings não dispunha de documentação sistemática sobre sua história, geografia e cultura, o projeto visa a construção de um centro de documentação vinculado à escola e aberto à consulta pública, materialmente e digitalmente, agora neste site. O banco de dados proposto para o Bororé é composto por material bastante diversificado, quanto à origem e aos meios, desde fotografias à gravações de história oral ou à documentos oficiais do empreendimento da represa ou da gestão pública.

 

Pretende-se com o projeto, além da formação de jovens para a pesquisa e outros campos na área de registros e documentação, disponibilizar ao mundo o conhecimento sobre um lugar muito especial da cidade, com paisagem deslumbrante e cultura intensa, com grande potencial, também, para a agricultura urbana, o turismo e o lazer.

O BORORÉ AO MUNDO estará permanentemente em construção, cada nova turma de alunos do Bororé trará outras contribuições e olhares. E porque muita coisa acontece nesta península chamada de Ilha na cidade de São Paulo. Nos acompanhe, opine e sugira!

LINHA DO TEMPO

Bororé ao mundo surgiu há algum tempo, em 2017 com um trabalho de extensão universitária da USP, coordenado pelo professor Jorge Bassani, o projeto Mapografias de São Paulo, desenvolvido no Grupo de Estudos Mapografias UrbanasGeMAP. O Mapografias já estava em atividade desde 2012 em outras regiões da cidade, sempre em um período de um ano de realização. Porém, na Ilha do Bororé ele se fixou.

O projeto foi incorpado no que já trazia e ampliado em possibilidades graças ao ambiente extremamente colaborativo da 
E. E. Pof. Adrião Bernardes, por meio de uma diretoria muito atenta ao território com projetos de extroversão da escola para a comunidade, Adrião Escola Aberta e a Mostra Cultural do Adrião, por exemplo. Neste ambiente, a equipe de extensão de universitária encontrou o professor José Carlos Nicácio que desde então passou a coordenar o projeto em conjunto como a equipe da FAUUSP.

José Carlos (JC), além de muito ativo na escola onde mantém, além de outras atividades, um grupo de teatro, colabora com coletivo Casa Ecoativa, instalado em uma casa na Ilha e que conta, entre seus membros, com ex-estudantes do Adrião e ex-alunos de JC. Formou-se um tripé perfeito: universidade, escola na comunidade e coletivo autogerido territorializado.

Pessoas muito comprometidas com a comunidade e a cultura do Bororé fazem parte da Ecoativa e de outros coletivos próximos, entre elas, o 
Jai, ex-aluno do Adrião e ativista ambiental e cultural de relevo não só na região, mas na cidade toda. Destacamos a pessoa do Jai, num ambiente coletivo e horizontal, porque ele também atua na coordenação do projeto. Portanto, o Bororé ao mundo tornou-se autônomo, não mais um projeto de extensão, criado e produzido a partir deste tripé com a comunidade da Ilha do Bororé.

O trabalho com mapografias da Ilha primeiro foi ampliado para outras atividades conduzidas para lá, workshops internacionais, parcerias com outros grupos para formação técnica em cartografia, mas 
JC, o tempo todo, chamava à atenção para que o Bororé devesse ser conhecido, sustentável e preservado, para tanto tinha a ideia de construir um “memorial do Bororé”. A ideia foi progredindo e virou projeto, um grupo de estudantes do Adrião aderiu frontalmente a ideia, mudou o nome para BORORÉ AO MUNDO e hoje estão no comando tanto quanto seus professores.

EQUIPE

BORORÉ AO MUNDO é um projeto produzido em conjunto pelo Grupo de Estudos Mapografias Urbanas (GeMAP) da FAUUSP, a E.E. Adrião Bernardes e a Casa Ecoativa e realizado pelos estudantes do Adrião em conjunto com a comunidade do Bororé. Os participantes dividem-se em quatro grupos:

Criação e Coordenação

Jorge Bassani (FAUUSP)
José Carlos Nicacio (E. E. Adrião Bernardes)
Jailson Pontiluppi Lara  (Casa Ecoativa)

Estudantes da USP  - Projeto de Extensão Universitária e GeMap

(2017 – 2018)

Flavia Tadim Massimetti (FAU)

Jayne Vanielli Maria Silvestre (FAU)

Marla Rodrigues (FAU)

Nara Sane Silva (GEO)

Pedro Henrique Aragão Sena (FAU)

Tarsila Hamada Magalhaes (FAU)

 

(2018 – 2019)

Flavia Tadim Massimetti (FAU)

Georgia Riquelme Sharp (FAU)

Heloísa Bento Ribeiro (FAU)

Jayne Vanielli Maria Silvestre (FAU)

Jessica de Souza Zampieri (GEO)

Tarsila Hamada Magalhaes (FAU)

(2019-2020)

Analu Garcia Borges (FAU)

Débora Laub (FAU)

Christopher Wendy Belasco de Souza (FAU)

Heloísa Bento Ribeiro (FAU)

Jessica de Souza Zampieri (GEO)

Thiago Vital do Carmo (GEO)

(2020-2021)

Eliza Mirele Gomes Lima (GEO)

Ester Marilia Cunha da Cruz (FAU)

Lucas Servulo  (FAU)

Mariana Ribeiro Pardo (FAU)

Heloísa Bento Ribeiro (FAU)

Jessica de Souza Zampieri (GEO)

Thiago Vital do Carmo (GEO)

(2021-2022)

Mariana Ferrari Russo (FAU)

Ligia dos Santos Lima (FAU)

Luma Santos de Oliveira (FAU)

Lucas Rahyn (FAU)

Estudantes do Escola Estadual Professor Adrião Bernardes

(2018-2019)

Marco Antônio Araújo dos Santos

(2019-2020)

Adrielle Letícia Santana da Silva

Ana Carolina Rodrigues da Silva

Beatriz Santos Lima

Genilson de Lima S. Júnior

Giovanna dos Santos Rezende

Kawan Souza F. Guerra

Maria Clara Barbosa Cavalcanti

Casa Ecoativa

Estela Cunha

Gabriela Galvão

Jailson Pongiluppi Lara

Vanilson Fifo Rosa

Wellington Neri

Escola Estadual Adrião Bernardes

José Carlos Nicácio (professor)

Silvana (diretora)

Nilton (coordenador)

Colaboradores especiais

Pedro Henrique (arquiteto e urbanista)
Karina Leitão (professora FAUUSP)
Camila D’Ottaviano (professora FAUUSP)

Carolina Mesquita Clasen (arquiteta e urbanista)

Mariana Ribeiro Pardo (arquiteta e urbanista)

Analu Garcia Borges (arquiteta e urbanista)

bottom of page