BORORÉ AO MUNDO

ESCOLA PROF. ADRIÃO BERNARDES
ECOATIVA
FAUUSP

iconenoticias-01.png

Como Surge?

Iniciado em 2012, o projeto de cultura e extensão “Mapografias de São Paulo por estudantes de ensino médio da rede pública”, idealizado pelo GeMAP - Grupo de Estudos de Mapografias Urbanas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - realizou ações na Escola Estadual São Paulo, localizada no Parque D. Pedro II, centro de São Paulo, e na Escola Estadual Pedro Moreira Matos, em São Miguel Paulista, na Zona Leste. Em 2017, o trabalho com mapografias começou a ser realizado na Ilha do Bororé, em conjunto com os alunos da Escola Estadual Professor Adrião Bernardes.

 

 

MEMORIAL
ABERTO

Viabilizado pelo Programa Aprender com Cultura e Extensão, com apoio da FAUUSP, a iniciativa abriu caminho para o projeto de extensão universitária na Ilha do Bororé, Grajaú e Represa Billings, que contou com as edições “Revisitando o  território – Novas percepções sobre o Grajaú” (2017 – 2018), “Contracartografia do Bororé – Memória e território” (2018 - 2019),  “Memória do Bororé – geografia e cultura  do território” (2019 - 2020) e, finalmente, “Memorial Aberto do Bororé”, iniciada em 2020, marcada pela parceria entre o GeMAP, Adrião Bernardes e Casa Ecoativa. 

 

A proposição desta última edição dá prosseguimento às atividades realizadas no Bororé e é resultado do desejo de constituir, dentre outras atividades, um Memorial Aberto da Ilha, expressado por figuras como José Carlos, professor de história do Adrião Bernardes, no contexto das ações de extensão universitária desenvolvidas no território. Um grupo de estudantes do Adrião aderiu frontalmente à ideia, mudou o nome para Bororé ao mundo” e hoje estão no comando tanto quanto seus professores.

 

O projeto consiste em registrar não só os aspectos objetivos do bairro - história, cultura, meio ambiente -, mas também aqueles que dizem respeito à memória, através de relatos e percepções que atravessam as vivências dos alunos do Adrião e dos moradores do Bororé no geral. ​Assim, todo o material digital criado encontra-se reunido nessa plataforma, que está em permanente construção e atualização.

Últimas
Atividades

Expedição
ao Centro com JC
Oficina Laços
e Territorialidades do Bororé
Acervo Museu
da Pessoa
Vídeo Mapa Trajetórias
@ILHADOBOROREAOMUNDO

Plataformas do Bororé Ao Mundo

 

Oficina Inaugural NAEA