top of page

Tio João

Em um de nossos encontros conversamos com João dos Reis Ribeiro, motorista da linha de ônibus que conduz os estudantes da ilha do Bororé e também ex-operador de uma das balsas que dão acesso ao bairro. 

As profissões, diretamente ligadas à mobilidade na cidade, proporcionam contato intenso e diário com um grande número de pessoas em fluxo, o que resulta numa grande diversidade de experiências cotidianas e por vezes inesperadas.

​Em uma madrugada do mês de setembro de 1987 uma dessas situações inesperadas marcou a memória do Tio João (como é conhecido João dos Reis), e também, é claro, dos outros envolvidos.

O ocorrido? Um parto na balsa.

Era por volta das 2:30 am, quando, em companhia de seu colega Cláudio, tio João realizava a travessia da represa e, ao se aproximar da margem, notou um casal à espera para embarque, o marido, que acompanhava a esposa, logo avisou agitado que a mesma estava prestes a dar a luz!

​Mesmo às pressas, não houve tempo para chegar ao hospital e a criança nasceu antes do fim da travessia. Graças aos cuidados do tio João, veio ao mundo um menino saudável que, em homenagem a ele, recebeu o mesmo nome de seu filho.

ENTREVISTA COM TIO JOÃO

bottom of page