top of page

PROTEÇÃO DO TERRITÓRIO: GESTÃO E PLANEJAMENTO

Por pertencer à APA-BC, a Ilha do Bororé é um território ambientalmente importante para toda a cidade de São Paulo. Para nós, que vivemos aqui, as coisas de nosso cotidiano, portanto, tudo o que fazemos e, mais ainda, o que desejamos, está relacionado ao meio-ambiente, especialmente nossa cultura. Do lazer ao trabalho com agricultura, nosso modo de vida está relacionado às nossas condições ambientais muito especiais.

 

Nesse sentido, preservar os recursos naturais aqui existentes demanda organização e estratégia. A APA-BC é gerida por um Conselho Gestor desde 2007, composto por representantes da Sociedade Civil e do Poder Público (Município e Estado). Regido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, é através de eleições que os conselheiros assumem o cargo, cumprindo um mandato de dois anos. Com reuniões abertas à população, seus objetivos incluem o auxílio na gestão da Unidade de Conservação, a manifestação acerca de obras com impactos ambientais, o acompanhamento na elaboração do Plano de Manejo, bem como a aplicação dos recursos financeiros decorrentes de compensações ambientais e articulação com órgãos não-governamentais, com a população e com a iniciativa privada.  

Com relação ao Plano de Manejo (PM), podemos compreendê-lo como um instrumento responsável por reunir as características e dinâmicas encontradas no território da APA-BC a fim de traçar diretrizes para o desenvolvimento sustentável da região. Mesmo não encerrando os desafios de gestão destes territórios, o PM é fundamental na medida em que organiza as ações e políticas públicas que devem ser empreendidas na Unidade de Conservação, bem como as restrições para uso e manejo dos recursos naturais, através de informações, dados e análises.

O caderno do Plano de Manejo (PM) da APA-BC, disponível no site da Prefeitura de São Paulo, resume as propostas e ações para a região, e define o projeto como fruto de uma “construção coletiva, que contou com a colaboração direta de diferentes atores sociais que vivenciam esse território”. Diante da pandemia do COVID-19, as discussões participativas para a elaboração do PM foram feitas em formato virtual. 

noun_environmental conservation_1384411.png
noun_reunion_3016564.png
noun_Project_3185882.png
noun_Communication_3016138.png
bottom of page