top of page

NAEA - NÚCLEO DE ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO BORORÉ 

O Núcleo de Arte Educação Ambiental é uma proposta experimental de formação continuada em educação ambiental e arte educação inserida no cotidiano das escolas públicas de ensino fundamental e médio. O objetivo do NAEA é colaborar com o debate sobre políticas públicas para a educação apoiadas na ideia de aprender e ensinar a partir do território e sedimentar conhecimento por meio de projetos autorais, aqueles que partem das problematizações da realidade por seus professores e estudantes.

DSC_0286.JPG
_DSC0081.JPG
DSC_0166.JPG

Com este direcionamento o Núcleo propõe pôr em atividade e em perspectiva metodológica um grande elenco de estratégias que têm sido praticadas em atividades transversais à estrutura formal e curricular das escolas por organizações diversas. O grande desafio posto é cotejar estas experiências e avaliá-las quanto aos resultados e processos que estimulam.


O projeto piloto dessa proposta, o NAEA Bororé, foi realizado em parceria com a E.E. Prof. Adrião Bernardes e com a Casa Ecoativa. O Bororé é um lugar muito especial para realizarmos este piloto, em função do patrimônio ambiental de grande importância e da grande riqueza cultural da região.

 

O processo de formação continuada, neste primeiro ano, se deu através de blocos de oficinas nas duas frentes, ambiental e artística. Os blocos foram coordenados por equipe de trabalho específicas a cada um, divididos em grupos de pesquisa da USP e atores do território:

Bloco 1: Paisagem e ambiente – Coord: LEMADI (GEOUSP)
Bloco 2: Cuidados com a terra – Coord: Casa Ecoativa
Bloco 3: As expressões do território – Coord: Imargem
Bloco 4: Patrimônio cultural material e imaterial – Coord: GeMAP (FAUUSP)

DSC_0059.NEF
DSC_0264.JPG

OFICINA INAUGURAL

2022-01-12 (2).png
bottom of page